O Pico Prutas em Montenegro

A foto acima mostra a face sul do talude do Pico Prutas com 2392 metros de altura, localizado em Montenegro, e coberto com uma leve grama de cor verde esmeralda. Do Pico Prutas é possível se ter uma visão panorâmica do Vale Todorov Do além de ser um dos cumes mais proeminentes do Maciço Durmitor localizado na parte sudeste da Europa. As marcas verticais observadas na imagem acima são na verdade camadas de material sedimentar. As camadas de rocha originalmente horizontais se depositaram ao longo das eras, e foram dobradas de modo a assumirem uma posição quase que vertical. Mais recentemente, entre 20000 e 12000 anos atrás, as Montanhas Durmitor foram moldadas por geleiras. Na base do cume, podem-se encontrar rochas que riscaram a superfície e que se formaram em leques aluviais. Podem-se notar na imagem pedaços remanescentes da neve de inverno. O Parque Nacional Durmitor foi estabelecido em 1952 e inscrito na lista de patrimônio da humanidade da UNESCO em 1980. A foto acima foi feita no dia 7 de Maio de 2008.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/04/prutas-peak-montenegro.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.