Pico Central da Cratera Aitken é Observado Obliquamente Pela Sonda LRO

Ocasionalmente a sonda LRO é comandada para olhar para o lado em ângulos extremos com o objetivo de registrar imagens espetaculares. No dia 11 de Janiero de 2011, a câmera LROC registrou essa espetacular imagem da Cratera Aitken. Nesse caso a LROC estava olhando sobre a cadeia de montanhas sudoeste para ver o pico central. Nessa distância a porção inferior das paredes nordeste da Cratera Aitken são visíveis.

A sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) tem coletado uma quantidade extremamente limitada de visualizações oblíquas da superfície lunar, que são úteis para propostas de engenharia e são fundamentais par observar determinadas feições geológicas na superfície lunar – como a Cratera Aitken. A Cratera Aitken tem aproximadamente 135 km de diâmetro e é uma dos locais com maior diversidade geológica no lado escuro da Lua. A cratera é mapeada como sendo de idade Imbriana e seu assoalho é coberto em uma pequena parte por basalto semelhante aos encontrados nos mares lunares, isso é interessante, pois depósitos de mares são bem raros de serem encontrados no lado escuro da Lua e os cientistas lunares estão tentando entender o por que. A Cratera Aitken está também localizada no anel norte da grande Bacia Aitken do Polo  Sul, a mais antiga e maior bacia de impacto na Lua e está entre uma das mais velhas e maiores bacias de impactos de todo o Sistema Solar. Futuras explorações da Bacia Aitken do Polo Sul é uma das prioridades mais elevadas da ciência planetária para a próxima década.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/LRO/multimedia/lroimages/lroc-20110117-central.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.