Perspectivas de Raios E Sombras nas Montanhas

raios_sombras_montanhas_01

observatory_150105As montanhas conhecidas como Dolomites geram raios paralelos e sombras nos longos vales formados pelas montanhas. A foto acima foi feita por Jonathan Shock durante um voo de Munique até Trieste.

Os raios do Sol e as sombras, raios crepusculares, são um dos poucos sinais ópticos atmosféricos com uma existência tangível. Você pode voar, e algumas vezes caminhar abaixo deles, através deles e em volta deles.

As sombras são longs tubos, sempre aproximadamente parallels e quasi sempre orientates de coma para baixo. Sua aparência é uma questão de perspective, once você está e em que direção está ohando.

raios_sombras_montanhas_02

Dos picos no vale do lado apontado para o Sol os raios paralelos gerariam sombras onduladas 2D na parede oposta do vale. Dobras 3D dos tubos de sombras parecem convergir em direção ao ponto antisolar.

Desde o assoalho do vale, os raios pareceriam como esses mostrados abaixo, se espalhando para cima e para fora do ponto onde o Sol está se pondo.

A imagem abaixo foi feita por Radek Grochowski e mostra os raios do nascer do Sol sobre Manaslu, no Nepal.

raios_sombras_montanhas_03

Fonte:

http://www.atoptics.co.uk/fz888.htm

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.