Pedaço de Mais de 500 Kg do Meteorito de Chelyabinsk É Retirado do Lago Chebarkul

meteoro_russia


observatory_15038Mergulhadores recuperaram nesta quarta-feira em um lago o que pode ser um pedaço de 570 quilos do meteoro que caiu em Chelyabinsk, região central da Rússia, em fevereiro deste ano.

Os cientistas conduziram uma análise rápida e confirmaram que o que foi recuperado do fundo do lago Tchebarkul é um corpo cósmico. Andrew Kocherov da Universidade Estadual do Chelyabinsk observou que objeto apresenta uma crosta de fusão, formada durante a sua passagem pela atmosfera da Terra.

Quando o meteorito encalhou no fundo do lago ele se partiu claramente em três grandes pedaços. O meteorito pode ter se partido ou quando atingiu o fundo do lago ou durante à sua subida até a superfície.

O ministro da região de Chelyabinsk, Alexander Galichin explicou que, antes do fim do dia, o meteorito será transferido para Chelyabinsk e transmitido para os cientistas que conduzem as pesquisas sobre esse meteoro pesquisa.

A empresa que participa da recuperação dos destroços do meteoro que caíram na Rússia em Fevereiro de 2013, já resgatou 13 fragmentos de pedra do fundo do lago, sendo que pelo menos 4 desses fragmentos são do meteoro de Chelyabinsk.

A missão dos mergulhadores também foi prejudicada por outros fatores. O fragmento de rocha estava a 13 metros de profundidade e não a seis ou oito, como se calculava anteriormente.

Os mergulhadores também tiveram que arrastar a rocha para a margem do lago em uma chapa metálica, ao invés de levantá-la.

Fonte:

http://www.uralinform.ru/news/society/186095-chelyabinskii-meteorit-podnyali-iz-glubin-chebarkulya/


alma_modificado_rodape38

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo