Passeando Ao Longo de Mercúrio Com a Câmera NAC da Sonda MESSENGER

Essa imagem de alta resolução do limbo de Mercúrio é parte de um novo tipo de observação que a sonda MESSENGER irá usar durante a sua missão estendida, a esse novo imageamento se dá o nome de NAC Ride-Along Imging Campaign. Quando o volume de dados está disponível e o instrumento MDIS não está adquirindo imagens para as outras campanhas, mas nesse momento imagens de alta resolução da câmera NAC são obtidas da superfície. Essas imagens são designadas para não interferirem com observações feitas com outros instrumentos mas levam vantagem completa dos períodos durante a missão quando volumes de dados extras estão disponíveis. Se você olhar com cuidado poderá notar alguns pontos brilhantes tanto em Mercúrio como no espaço. Esses pontos brancos na verdade são interferências na câmera causadas pela recente série de tempestades solares.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/view.php?gallery_id=2

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.