Passeando Acima das Nuvens de Júpiter De Carona Com a Sonda Juno

A sonda Juno da NASA estava a uma distância de Júpiter equivalente a um pouco mais que um diâmetro da Terra, quando registrou essa bela imagem do Gigante Gasoso do Sistema Solar. A imagem teve suas cores realçadas para destacar a tumultuosa atmosfera do planeta.

Júpiter preenche completamente a imagem, com somente uma pequena parte do terminador (a parte que divide o dia da noite) no canto superior direito da imagem e sem nenhuma parte de seu limbo (a borda curva do planeta) visível nessa imagem.

A Juno fez essa bela imagem das turbulentas nuvens coloridas do hemisfério norte de Júpiter no dia 16 de Dezembro de 2017, às 15:43, hora de Brasília, enquanto estava a cerca de 13345 km acima do topo das nuvens do planeta.

A escala espacial da imagem é de 9.3 quil6ometros por pixel.

A imagem é o resultado do processamento realizado pelos cientistas cidadãos Gerald Eichstädt e Seán Doran, que usaram os dados brutos da sonda Juno para compor essa bela imagem.

Você também pode processar as imagens da Juno, os dados brutos da JunoCam estão disponíveis para o público, em:

www.missionjuno.swri.edu/junocam

Para mais informações sobre a missão Juno, visite:

https://www.nasa.gov/juno e http://missionjuno.swri.edu

Créditos da Imagem: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Gerald Eichstädt/Seán Doran

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21973/high-above-jupiter-s-clouds

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.