Parabéns Lunokhod Pelos 40 Anos De Seu Pouso na Lua

Em 17 de Novembro de 2010 celebrasse uma das mais brilhantes atividades já realizadas pelo programa espacial russo. A sonda Lunokhod-1 chegou na Lua há 40 anos atrás.

A Lunokhod-1 foi a primeira das duas sondas lunares não tripuladas a pousar na Lua como parte do programa soviético Lunokhod. A nave que levou a Lunokhod-1 foi chamada de Luna 17. A Lunokhod foi a primeira sonda remotamente controlada a pousar em outro corpo celeste.

A Lunokhod-1 teve sua missão inicialmente planejada para durar 90 dias, na realidade ela durou 11 meses, viajou por mais de 10 quilômetros na Lua, fez mais de 20000 imagens e mais de 200 imagens panorâmicas e foi a primeira sonda a fotografar suas próprias pegadas em outro corpo celeste.

A missão primária original da Lunokhod era pesquisar por lugares para um posterior pouso lunar manobrado pelo homem e também procurar locais para a construção de uma base lunar. A intenção era também que a sonda fornecesse a localização de uma base onde seria possível realizar pousos precisos de sondas futuras. Ela foi originalmente desenvolvida para ser usada por um único cosmonauta  bem como para emergência por um único cosmonauta entre a sonda primária e a sonda de segurança em caso de falha da primeira. Ao invés disso ela oi usada para explorar a superfície lunar roboticamente após o sucesso da missões tripuladas americanas para a Lua e fez parte da lenda de que a antiga União Soviética não arriscou cosmonautas no espaço e por isso nunca  mandou homens para a Lua.

Hoje em dia as potências mundiais estão voltando a intenção de explorar a Lua. Isso inclui não somente programas governamentais mas também inciativas comerciais. A equipe russa Selenokhod faz parte de uma dessas iniciativas.

O GOOGLE LUNAR X PRIZE é uma competição que vale 30 milhões de dólares para quem pousar de maneira segura uma sonda robô na Lua, viajar por 500 metros na superfície lunar e enviar imagens e dados de volta a Terra. As equipes precisam ter no mínimo 90% de capital privado. A primeira equipe a pousar na Lua e completar os objetivos ganha 20 milhões de dólares.

A equipe Selenokhod articulou quatro objetivos gerais como demonstração para todos verem que o progresso na exploração espacial pode ser alcançado com combinação do comércio com a sociedade e que outros programas além daqueles governamentais e militares pode ter sucesso. Jovens cientistas acreditam que eles podem ajudar a Rússia a alcançar o status de primeira potencia espacial e também ajudar de certa forma a renovar o orgulho russo sobre o seu programa espacial nacional como um todo.

Com certeza a exploração da Lua está alcançando um novo nível 40 anos depois da Lunokhod-1.

Fonte:

http://www.parabolicarc.com/2010/11/17/happy-40th-birthday-lunokhod/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo