fbpx

Parabéns E Reconhecimento Aos Nossos Astrônomos Que Registraram a Ocultação de Júpiter Pela Lua em 25/12/2012

observatory_150105Normalmente o território brasileiro, embora seja um dos maiores do mundo, não é contemplado com fenômenos astronômicos relevantes e que chamem a atenção do mundo. Eclipses totais do Sol, por exemplo, passam longe de nós, o trânsito de Vênus de 2012 também foi algo distante a nossa realidade. Mas nada como o tempo e a paciência para sermos presenteados. E um presente que veio na melhor época do ano, no natal. Na noite do último dia 25 de Dezembro de 2012, o território brasileiro foi contemplado com a bela ocultação de Júpiter pela Lua, num momento ainda mais especial com Júpiter próximo de sua oposição. Foi um fenômeno realmente maravilhoso. Mas sua grandeza foi ainda maior graças a qualidade de nossos astrônomos e astrofotógrafos que deram um verdadeiro show com imagens, vídeos, desenhos e tudo mais, registrando de forma profissional o evento.

A rede foi inundada, com imagens sensacionais, feitas dos mais diversos pontos do país com os mais diversos equipamentos e registrando detalhes que impressionaram o mundo inteiro. Foi uma bela inundação e que teve seu efeito.

Para quem não vive da astronomia ou pouco se importa com essa ciência pode ter sido algo comum, corriqueiro e sem valor. Mas para quem vive disso, passa horas observando o céu, larga compromissos para se dedicar a entender um pouco mais os mistérios do universo, esse foi um evento de grande magnitude e que só com a colaboração dos nossos incansáveis astrônomos p6ode ser acompanhado no mundo todo.

Hoje, como todos os dias abri o site Universe Today, uma referência na astronomia, e estava lá um post com o vídeo do nosso amigo Rafael Defavari que registrou de forma fenomenal a ocultação. Isso é reconhecimento. E desde já queria aqui deixar minha saudação ao Rafael pelo belo trabalho por ele realizado.

Continuei lendo o post e no final eles citam uma fonte para ver mais imagens da ocultação. Minha surpresa foi que a fonte citada era o blog CIENCTEC. Mais especificamente um post que fiz com uma galeria coletada nas redes sociais com as imagens feitas da ocultação pelos nossos incansáveis astrônomos. Fiquei muito feliz ao ver esse reconhecimento também e decidi compartilhar com vocês. O link para o post do Universe Today é esse: http://www.universetoday.com/99174/amazing-video-of-a-lunar-occultation/

E para lembrarmos o que aconteceu, acima está o vídeo do Rafael.

Obrigado a todos pela colaboração.

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo