Paolo Nespoli Flagra Meteoroide Brilhante Entrando na Atmosfera da Terra Direto da ISS

O vídeo acima mostra uma série de fotos noturnas feitas pelo astronauta da ESA, Paolo Nespoli, em 5 de Novembro de 2017, por volta das 20:33 hora de Brasília, mostrada nesse time-lapse com um intervalo de 1 segundo. O vídeo foi feito enquanto a Estação Espacial Internacional voava desde a parte sul do Oceano Atlântico até sobre o Cazaquistão.

Paolo teve uma grande sorte pois conseguiu registrar uma bola de fogo rápida caindo na Terra sobre o Oceano Atlântico, na costa oeste da África do Sul. Para ver o bólido cruzando a atmosfera da Terra, veja com cuidado o vídeo entre 7 e 8 segundos, na parte superior direita do vídeo.

Uma bola de fogo como essa, é basicamente um meteoroide bem brilhante, uma pequena rocha espacial, que ao entrar na atmosfera da Terra é queimada e brilha mais que o fundo estrelado.

Esse meteoroide particular estava se movendo mais rápido do que o normal, com uma velocidade estimada de 40 km/s de acordo com os especialistas que trabalham no Space Situational Awareness Programme da ESA sobre NEOs.

“Essa velocidade é bem rápida para meteoroides que normalmente entram na atmosfera da Terra com uma velocidade de cerca de 20 km/s”, disse Rüdiger Jehn, gerente do SSA NEO.

O astronauta da ESA Paolo Nespoli está atualmente trabalhando e vivendo a bordo da Estação Espacial Internacional como parte da missão de longa duração VITA, da Agência Espacial Italiana.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.