Panorama do Vale do Rio Connecticut

 

A imagem panorâmica acima, que aqui é reproduzida, mostra o bem maduro geologicamente Rio Connecticut com os seus delicados meandros e com suas planícies de inundação. O Vale do Rio Connecticut é uma estrutura geológica conhecida como graben, ou seja, uma área que afundou entre falhas normais ou entre horsts localizados em cada um dos lados dos vales. Os planaltos aos lados do Rio Connecticut são na verdade antigos pedaços daquilo que se chama de bloco da proto América do Norte. Elas se formaram durante as colisões tectônicas que ajudaram a criar o antigo continente da Pangeia. O graben formado quando a Pangeia se quebrou, eventualmente forneceu as condições para gerar a passagem para que o Rio Connecticut pudesse fluir.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2010/12/panorama-of-the-connecticut-river-valley.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.