fbpx
27 de fevereiro de 2024

Bela Imagem Panorâmica Mostra o Céu do Uruguai

A foto acima (clique na imagem para acessar completamente a foto e todas as suas funções) mostra parte de uma panorâmica de 360? do céu noturno feita em Los Palmeres de Rocha por Fernando da Rosa no Uruguai. Na porção observada acima pode-se ver claramente o cometa Lovejoy. Ao clicar na imagem você acessará o site onde terá acesso a todos os comandos permitindo que você vasculhe a imagem e encontre regiões do céu interessante como a mostrada abaixo onde pode-se ver a constelaçãoo de Orion e no meio, na espada do caçador, o brilho rosado da Grande Nebulosa de Orion. Não se tem muita informaçãoo de como a imagem foi feita, mas certamente foi utilizada uma lente tipo olho de peixe, foram feitas diversas exposições e no final todas as imagens foram integradas usando para isso softwares potentes de processamento de imagens.

Para fazer as fotos foram utilizados tripés alti-azimutais que permitem centras o plano focal da lente no centro mesmo de rotação do sistema para evitar a paralaxe ao se mudar de direção. No caso da fusão de imagens foi utilizado o software de código aberto Hugin. O site onde a imagem foi hospedada exibe uma grande quantidade de ferramentas onde é possível até mesmo configurar as vistas incluindo sinalizações de pontos geográficos importantes. 

Fonte:

http://www.360cities.net/image/palmar-and-south-sky-uruguay#102.05,-25.92,58.4

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo