Outro Dia Comum Em Titã – Nublado, Frio e Com Névoa

titan-rgb-4-7-14


observatory_150105Qual a previsão do tempo para Titã? Nublado, com névoa e frio – como todos os dias!!! A imagem aqui é uma composição colorida feita a partir de dados brutos capturados pela sonda Cassini durante o sobrevoo realizado no dia 7 de Abril de 2014, e mostra duas feições principais da atmosfera do satélite. Uma espessa névoa laranja feita de componentes orgânicos criada pela quebra do nitrogênio e do metano pela luz ultravioleta, e uma névoa filamentada azulada de um nível mais elevado composta de hidrocarbonetos complexos.

A Cassini estava a aproximadamente 30700 km de Titã quando essas imagens foram capturadas.

Titã é o único satélite do Sistema Solar que tem uma atmosfera substancial (e não apenas uma exosfera fina de íons e de poeira), de fato, a atmosfera de Titã se estende dez vezes mais alta do que a da Terra.

Devido a opacidade da sua atmosfera e devido à distância do Sol, ficar na superfície de Titã mesmo ao meio dia local é como se estivéssemos no crepúsculo profundo na Terra, o clima é frio e sombrio, com temperatura média de perto dos 300 graus F abaixo de zero. Tudo isso ainda está bom, pois a qualquer momento pode-se enfrentar uma chuva de metano líquido.

A imagem acima foi composta de imagens originais adquiridas com os filtros verde, azul e violeta e foi necessário processá-las para criar essa impressão de cor verdadeira. As imagens também foram rotacionadas de -90 graus.

Fonte:

http://lightsinthedark.wordpress.com/2014/04/09/just-another-hazy-day-on-titan/


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.