Outra Bolha no Céu – Nebulosa N70

Essa imagem mostra uma composição da Nebulosa N70 – uma super bolha na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da Via Láctea, localizada no céu do sul a uma distância de 160000 anos-luz. A N70 é uma bolha luminosa de gás interestelar, medindo aproximadamente 300 anos-luz de diâmetro e criada por ventos provenientes de estrelas quentes massivas e de explosões de supernovas. O interior é preenchido com gás tênue e quente em expansão. Um objeto como a N70 fornece aos astrônomos uma excelente oportunidade para explorar a conexão entre o ciclo de vida das estrelas e a evolução das galáxias. Estrelas muito massivas afetam profundamente seus ambientes agitando e misturando as nuvens interestelares de gás e poeira.

Fonte:

http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2010/03/image-of-the-day-galactic-mega-bubble-a-milky-way-satellite.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.