fbpx

OSIRIS-REx Completa Com Sucesso Sua Segunda Manobra no Espaço Profundo

Novos dados de rastreamento confirmam que a sonda OSIRIS-REx da NASA completou com sucesso sua segunda Deep Space Maneuver (DSM-2) em 28 de Junho de 2018. Os motores queimaram e colocaram a sonda na rota para uma série de manobras de aproximação do asteroide que serão executadas nos próximos meses e que culminarão com a chegada da sonda no asteroide Bennu no dia 3 de Dezembro de 2018.

A queima da DSM-2, que empregou a conjunto de motores Trajectory Correction Maneuver, ou TCM, resultou numa mudança de velocidade da sonda de 16.7 metros por segundo e consumiu 12.8 kg de combustível.

Os dados de rastreamento da Deep Space Network, forneceram uma confirmação preliminar da execução da queima, e o subsequente downlink da telemetria da sonda mostrou que todos os subsistemas funcionaram da maneira esperada.

A DSM-2 foi a última manobra de espaço profundo da OSIRIS-REx na sua rota para Bennu. A próxima queima de motor, será durante a Asteroides Approach MAneuver 1, ou AAM-1, que está programada para ser feita no início de Outubro de 2018. A AAM-1 é uma grande manobra de frenagem que tem por objetivo diminuir a velocidade da sonda de 506.2 para 144.4 metros por segundo, com relação ao Bennu, e é a primeira das quatro manobras de aproximação do asteroide, programadas para os próximos meses.

O Goddard Space Flight Center da NASA, em Greenbelt, Maryland, force o gerenciamento geral da missão, a engenharia dos sistemas e a garantia de segurança da missão para a OSIRIS-REx. Dante Lauretta, da Universidade do Arizona, em Tucson, é o principal pesquisador e a Universidade do Arizona também lidera a equipe de ciência e o planejamento de observação e o processamento dos dados adquiridos pela missão. A Lockheed Martin Space em Denver construiu a sonda e está fornecendo as operações de voo da sonda. O Goddard e a KinetX Aerospace são responsáveis pela navegação da sonda. A OSIRIS-REx é a terceira missão do New Frontiers Program da NASA. O Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, no alabama, gerencia o New Frontiers Program da agência para o Science Mission Directorate em Washington.

Fonte:

[https://www.nasa.gov/feature/goddard/2018/osiris-rex-executes-second-deep-space-maneuver]

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.