Os Vulcões da Cadeia Cascade no Oregon

Os vulcões da cadeia Cascade estão alinhados desde o Lassen Peak na parte norte da Califórnia até o Mount Garibaldi na parte sul da Columbia Britânica. A atividade vulcânica na cadeia Cascade está ativa, alimentada pela subducção da Placa Juan de Fuca sob a Placa Norte Americana. A foto acima, que foi feita com a câmera apontada para o norte desde uma localidade próxima a McKenzie Pass, no estado do Oregon, mostra alguns dos picos que fazem parte da Cadeia Cascade no Oregon e que formam um alinhamento quase que totalmente em linha reta. A foto acima também ilustra a variabilidade encontrada na Cadeia Cascade do Oregon. Desde a esquerda (sul) até a direita (norte) os vulcões que podem ser observados na imagem acima são: o Belknap, um vulcão de escudo, o Monte Washington e o Three-Figered Jack ambos os picos erodidos de vulcões de escudo, Monte Jefferson, um estratovulcão e o Monte Hood, também um estratovulcão. O Monte Hood, é o pico mais alto do Oregon, chegando a 3426 metros de altura, e na imagem acima, parece menor que os outros devido à maior distância, aproximadamente 130 km desde o McKenzie Pass. Os cones de cinzas no lado direito da imagem são compostos principalmente por rocha andesita basáltica. A foto acima foi feita no dia 30 de Julho de 2011.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/04/cascades-volcanoes-in-oregon.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.