Os Vales da Bacia Raditladi em Mercúrio

EN1041150312M.nomap


observatory_150105Os vales, localizados dentro da bacia de anel de pico da Raditladi são o foco dessa imagem de alta resolução. Os vales, que são na sua maioria concêntricos à bacia, se formam por meio de tensões extensionais que fazem com que porções do assoalho se separem. Essas feições extensionais, são similares, às observadas dentro da Bacia Caloris. Algumas das crateras pequenas e brilhantes que pontuam o assoalho da Raditladi podem ser crateras secundárias da cratera Fonteyn, localizada a aproximadamente 900 quil6ometros de distância, cujos raios parecem cruzar a bacia.

A imagem acima foi adquirida como uma observação planejada de alta resolução. Observações planejadas são imagens de pequenas áreas da superfície de Mercúrio feitas com resoluções muito maiores que os tradicionais 200 metros por pixel usados para a geração do mapa base morfológico. Não é possível cobrir toda a superfície de Mercúrio com essa alta resolução, mas normalmente algumas áreas de alto interesse científico são imageadas nesse modo a cada semana.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1383


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.