fbpx

Os Terraços Em Crateras da Lua


Terraços são ocorrências comuns em muitas crateras da Lua, e juntamente com os picos centrais e com os interiores planos, os terraços são um pré-requisito geomorfológico para que a cratera seja classificada como complexa. Essas formas são cruciais para distinguir entre as crateras simples e as complexas. Mas como esses terraços se formam?


Durante o processo de escavação na geração da cratera, as crateras complexas experimentam um soerguimento da sua porção central. Esse processo faz com que surjam umas das mais distintas feições das crateras complexas, seus picos centrais. Mas enquanto o soerguimento cria um pico central, ele também cria um colapso do anel da cratera. Esse colapso acontece ao longo de falhas que formam no momento em que grandes blocos de rochas começam a escorregar para o interior da cratera, aumentando assim o diâmetro final da cratera. De forma surpreendente grande parte desse processo é finalizado minutos depois do impacto que gerou as crateras.

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/451-Maunders-Terrace.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .