Os Pontos Brilhantes de Ceres

Vocês lembram dos pontos brilhantes de Ceres? Então eles deixaram de ser simplesmente pontos para serem reconhecidos como uma das feições mais intrigantes e interessantes existentes na superfície do planeta anão do cinturão principal de asteroides do Sistema Solar.

Feições brilhantes na superfície do planeta anão Ceres, conhecidas como faculae, foram observadas pela primeira vez pela sonda Dawn em 2015. Esse mosaico de uma dessas feições, conhecida como Cerealia Facula, combina imagens obtidas de alturas de cerca de 35 km acima da superfície de Ceres. O mosaico é sobreposto no modelo de topografia baseado nas imagens obtidas durante a órbita de mapeamento de baixa altitude da sonda Dawn, que era de 385 km de altura. Nenhum tipo de exagero vertical foi aplicado . O centro da Cerealia Facula está localizado nas coordenadas, 19.7 graus norte de latitude e 239.6 graus de longitude.

Durante a sua missão de mais de uma década, a sonda Dawn estudou o asteroide Vesta e o planeta anão Ceres, corpos celestes que acredita-se tenham se formado no início da história do Sistema Solar. O objetivo da missão é caracterizar o sistema solar inicial e os processos que dominaram a sua formação.

Crédito da Imagem: NASA

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/bright-spots-on-ceres
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.