Os Pilares de Fundação das Galáxias

A teoria atual sobre a formação das galáxias diz que elas se formam a partir de pequenos pedaços até a constituição de um todo. Nesta visão, pequenas galáxias anãs, cheias de estrelas pobres em metal, são atraídas pelos halos de matéria escura presentes no início do universo, que se fundem em galáxias maiores. Muitas dessas estrelas pobres em metal  podem ainda ser observadas hoje no halo da galáxia, porém pensava-se que os blocos que construíram as galáxias foram gerados há muito tempo ou tiveram uma evolução muito grande de modo que não lembrariam mais os blocos primordiais que geraram as  galáxias.

Contudo, no início desse ano, uma estrela extremamente pobre em metal, com somente 0.00025% de ferro em comparação com o Sol, foi descoberta na galáxia anã do Escultor. Se confirmada, essa descoberta pode mostrar uma forte ligação que suporte a noção de que galáxias anãs pobres em metal estavam relacionadas às estrelas pobre em metal que ainda povoam  o halo das galáxias (Artigo original).

Neste estudo os autores analisaram a estrela recentemente descoberta, e denominada S1020549, com uma espectrografia de alta resolução. A partir dessa análise eles confirmaram que a estrela possui uma concentração muito baixa de ferro (um elemento normalmente usado como um indicador geral dos elementos pesados, uma vez que sua linha de absorção no espectro pode ser facilmente identificada). A razão extremamente baixa de ferro em relação ao hidrogênio faz com que essa seja a estrela mais pobre em metal até hoje conhecida em uma galáxia anã.

O estudo determinou uma razão de Fe/H de -3.8, valor muito semelhante ao encontrado nas estrelas localizadas no halo das galáxias, que normalmente é igual a -4.0. Além disso, a quantidade de muitos outros elementos que foram identificados com essa espectrografia de alta resolução  (especialmente MG, Ca, Sc, Ti e Cr) também se ajustaram aos níveis encontrados nas estrelas do halo galáctico.

Esse ainda não é um estudo conclusivo e muitas outras estrelas semelhantes a essa precisarão ser descobertas para reforçar as similaridades, mas a partir do momento que a S1020549 foi descoberta com uma pesquisa relativamente modesta, isso pode sugerir que futuras observações e pesquisas mais detalhadas poderão descobrir mais objetos tanto na galáxia do Escultor como em outras galáxias anãs.

Nesta figura, pequenas galáxias anãs, cheias de estrelas pobres em metal, foram atraídas pelos halos de matéria escura no início do Universo e se fundiram em galáxias maiores, essa é a verdadeira fundação da construção das galáxias.

(Fonte: http://www.universetoday.com/2009/12/29/galactic-building-blocks/ e http://spacefellowship.com/news/art17479/galactic-building-blocks.html)

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.