Os Pilares da Criação

pilares_criacao

observatory_150105Essas colunas que lembram estalagmites protuberando do solo de uma caverna de colunas são na verdade gás hidrogênio interestelar frio e poeira que agem como incubadoras para novas estrelas. Dentro delas e nas suas superfícies os astrônomos têm encontrado nós ou glóbulos de gás mais denso. Esse glóbulos são chamados de EGGs, que signifca do inglês, Evaporing Gaseous Globules, algo como Glóbulos Gasosos de Evaporação no português. Dentro de no mínimo alguns desses EGGs estrelas estão se formando.

Corais submarinos, castelos encantados, serpentes espaciais, essas colunas na verdade receberam um nome muito melhor, muito mais atrativo e que significa o que elas realmente são, os pilares da criação. Essa é uma das imagens mais fantásticas já feitas pelo Telescópio Espacial Hubble, e até hoje ensina muito aos astrônomos. A mas por que você colocou essa imagem aqui hoje? Bem, estava vasculhando os sites de astronomia, é prefiro zapear por eles do que pelos canais de TV atualmente, e vi que essa imagem é destaque, como imagem do dia no site oficial do Hubble. Os pilares protuberam da parede interna de uma nuvem molecular escura como as estalagmites que surgem no assoalho do interior das cavernas.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/opo9544a/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo