Os Picos Centrais da Cratera Mickiewicz em Mercúrio

EW1006407387G.3band.mapped

observatory_15038Essa imagem colorida de alta resolução destaca os picos brilhantes da Cratera Mickiewicz, em Mercúrio, que recebeu esse nome em homenagem ao poeta polonês Adam Mickiewicz. Os picos mostrados no centro do assoalho da cratera aparecem brilhantes graças à presença das chamadas cavidades que povoam grande parte da superfície do planeta, e que representam depressões rasas e brilhantes. Estruturas de anel de pico se formam em crateras complexas, que caracteristicamente possuem assoalhos vastos e planos além de centros soerguidos.

A imagem acima foi adquirida como parte da campanha de obtenção de conjuntos de imagens planejadas de 11 cores em alta resolução. A aquisição de imagens planejadas de 11 cores é uma nova campanha de imageamento da sonda MESSENGER que começou em Março de 2013 que utiliza todos os 11 filtros de banda estreita da câmera WAC. Devido ao grande volume de dados envolvidos, somente feições com um interesse científico especial são planejadas de serem adquiridas em todas as 11 cores.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1199

alma_modificado_rodape38

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo