Os Muitos Campos de Dunas de Marte

As imagens obtidas com a câmera HiRISE a bordo da sonda MRO podem ser usadas para ajudar na classificação e na estimativa volumétrica das dunas para o banco de dados global de dunas do USGS – essa é só mais uma maneira como a câmera HiRISE ajuda outras agências científicas.

As dunas de areia estão entre as mais importantes e espalhadas feições eólicas presentes em Marte. Sua distribuição espacial e sua morfologia são características sensíveis a sutis desvios nos padrões e circulação dos ventos e na intensidade dos ventos e podem estar relacionadas com os padrões de erosão e deposição além de fornecerem pistas sobre a história sedimentar do terreno ao redor.

As dunas são particularmente interessantes e fáceis para se executar estudos planetários compreensivos pelo fato delas serem abundantes e aparecerem em grandes variedades de elevações e de tipos de terrenos. Assim um estudo em escala global das dunas de Marte servem um duplo propósito, o entendimento tanto dos processos climáticos como dos processos sedimentares, dois tópicos fundamentais na ciência marciana contemporânea.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_022607_1725

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo