Os Mistérios de Fra Mauro Eta – Mais Um Pódio do VTOL no LPOD

LPOD-Aug1-14


observatory_1501051Fra Mauro Eta, é uma montanha alongada que está orientada aproximadamente na direção Norte-Sul. Ela tem cerca de 30 km de comprimento, com uma largura máxima de 11 km, e altura aproximada de 1.1 km. Perto do ponto central do topo dessa montanha em forma de diamante e de uma pirâmide tridimensional está uma pequena cratera, Fra Mauro R, com um diâmetro de 3.4 km e com uma profundidade de 650 metros. Fra Mauro Eta, é considerada por muitos cientistas como uma feição de escultura radial da Bacia Imbrium, pois ela aponta longitudinalmente diretamente para o Mare Imbrium. Ao redor da bacia Imbrium estão regiões cobertas por material ejetado pelo imenso evento de impacto que escavou essa grande bacia, se estendendo por cerca de 800 km para fora da bacia. Também circulando o Mare Imbrium, existe um padrão de ranhuras e de esculturas radiais chamadas de Esculturas Imbrium que têm sido interpretadas como sendo formadas por grandes projéteis ejetados a altas velocidades e baixos ângulos durante o evento de formação do Mare Imbrium, fazendo com que eles deslizassem através da superfície lunar, cortando e esculpindo as formações radiais observadas.

A foto acima, foi feita pelo Professor Ricardo José Vaz Tolentino, direto de seu observatório lunar Vaz Tolentino em Belo Horizonte e foi publicada no renomado site de estudos lunares de Charles Wood LPOD. Não é de hoje que o Professor Tolentino conseguem publicações nesse renomado site, e sempre temos que parabenizá-lo pelo belo trabalho. Parabéns Tolentino, você merece!!! Para quem ainda não conhece, o site do Observatório Lunar Vaz Tolentino é: www.vaztolentino.com.br.

A publicação original dessa imagem feita no site do Observatório Lunar Vaz Tolentino, pode ser acessada aqui:

http://www.vaztolentino.com.br/imagens/6854-Montanha-Fra-Mauro-ETA-exemplo-de-escultura-radial

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/August+1%2C+2014


alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.