fbpx

Os Mapas de Radiação Que Podem Ajudar Na Busca Por Vida Em Europa – Space Today TV Ep.1389

—————————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

—————————————————————————–

Em 2022 deve ser lançada uma das sondas mais esperada dos últimos anos, a missão Europa Clipper, que irá levar câmeras, espectrômetros, instrumentos de radar e de plasma para estudar Europa.

Europa, tem um oceano em sua subsuperfície e existe a esperança que nesse oceano possa existir algum tipo de vida.

A Europa Clipper irá mapear o satélite, estudar em detalhe o oceano e passar pelas plumas expelidas por ele.

Mas no caso de Europa, uma informação crucial é entender, como a radiação proveniente de Júpiter altera os materiais no satélite, isso é muito importante para as medidas que a Europa Clipper irá fazer.

E com isso em mente um grupo de pesquisadores conseguiu pela primeira vez fazer um mapa detalhado de como a radiação é distribuída em Europa.

Eles usaram para isso informações obtidas pela sonda Galileo e pela Voyager 1 e mostraram que os níveis de radiação variam de um lugar para outro em Europa.

Com essa informação, quando a sonda estiver estudando Europa ela poderá então considerar regiões com mais ou menos radiação.

Mas a pesquisa não parou por aí, os pesquisadores fizeram um modelo 3D para entender até que profundidade a radiação penetra no solo de Europa.

Nas regiões com menor radiação a profundidade é de 1 cm e em locais com mais radiação entre 10 e 20 cm.

Esses testes foram feitos em laboratório usando aminoácidos e estudando em que profundidade eles seriam alterados pela radiação.

Essa informação é muito importante, pois, se em um futuro se pensar em mandar um módulo para pousar em Europa, esse módulo poderá apenas raspar a superfície congelada do satélite para quem sabe encontrar algum tipo de bioassintura.

É um trabalho fundamental para que possamos começar a nossa aventura de procurar por vida no nosso Sistema Solar.

Fonte:

http://www.sci-news.com/space/europa-radiation-maps-06237.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.