fbpx

Os Maiores Buracos Negros do Universo – Uma Breve Introdução


Eles não são aqueles buracos negros ordinários. Eles são maiores, são mais violentos, eles são os buracos negros supermassivos capazes de produzir as maiores erupções desde o Big Bang. Mas, apesar de seu imenso tamanho, nós só estamos começando a entender as forças que operam no centro das galáxias localizadas a alguns bilhões de anos-luz da Terra.

O documentário acima, oferece uma excelente introdução aos buracos negros supermassivos. Se você estiver interessado em algo mais aprofundado pode assistir o vídeo abaixo, que é uma aula dada por Charles Bailyn no curso Frontiers and Controversies in Astrophysics dedicada inteiramente à mãe de todos os buracos negros.

O curso completo pode ser encontrado nesse site: http://oyc.yale.edu/astronomy/frontiers-and-controversies-in-astrophysics/content/downloads e outros cursos, uma vasta coleção pode ser encontrada nesse outro site: http://www.openculture.com/freeonlinecourses

Fonte:

http://www.openculture.com/2011/09/the_largest_black_holes_in_the_universe.html 


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .