Os Jatos de Rádio Emitidos Pela Centaurus A

E se você pudesse observar os enormes jatos de radiação em comprimentos de onda de rádio emitidos pela Centaurus A, como eles seriam? Os jatos de rádio, como são chamados, da Cen A, não somente possuem um comprimento de milhões de anos-luz, eles também ocupam uma área angular no céu que é mais de 200 vezes maior que a área ocupada pela Lua quando está cheia. Esses jatos são expelidos por um violento buraco negro, com uma massa milhões de vezes maior que a massa do Sol, mergulhado no centro da galáxia próxima e ativa Cen A. De alguma forma, o buraco negro cria os jatos que se movem rapidamente à medida que a matéria mergulha dentro dele. Nessa imagem, os rádio telescópios do Australian Telescope Compact Array (ATCA) próximo a Narrabri, na Austrália, foram registrados em frente à Lua Cheia, com uma imagem de rádio do Cen A sobreposta com o seu tamanho angular verdadeiro no plano de fundo. A imagem acima, mostrada em detalhe abaixo,  inclui o mais detalhado mapa já feito de uma rádio galáxia com jatos no universo. Para isso foram necessárias mais de 1000 horas de tempo de exposição para se completar o mapa. Detalhes nessa foto podem trazer pistas sobre como os jatos de rádio interagem com as estrelas e com a poeira intergaláctica. Os pontos de luz na imagem não mostram estrelas, mas normalmente outras rádio galáxias brilhantes em cantos mais distantes do universo.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110413.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.