Os Grande Leques Aluviais de Marte

Leques aluviais, são depósitos em forma de leques que emergem de regiões que apresentam uma topografia íngreme. Os leques aluviais em Marte são pensados como sendo antigos registros de episódios que no passado estavam relacionados com fluxo de água. Essa imagem mostra parte de um desses leques, que foram erodidos.

Os outrora antigos canais de fluxo, agora se localizam acima do resto dos leques como cadeias de montanhas, a maior parte localizado na porção inferior da imagem. Isso pode ocorrer pois o material que forma o canal é mais resistente à erosão, talez, ele tenha grãos maiores, ou talvez pelo fato do material depositado a partir da água cementou de forma unificada.

Fonte:

https://www.uahirise.org/ESP_054117_1585

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.