fbpx
22 de fevereiro de 2024

Os Géiseres em Mercúrio Observados Pela Sonda MESSENGER


Descobertas recentes feitas pela sonda MESSENGER na órbita de Mercúrio incluem a evidência de depressões rasas que se formaram dentro de estruturas de crateras não uniformes que parecem ser recentes. Além disso, elas têm um alto albedo, indicando alguma presença de material refletivo. O material refletivo é o hidrogênio no estado sólido que é lançado, formando um tipo de géiser na superfície do planeta.

Esses géiseres de hidrogênio poderiam certamente ter causado as depressões sem anel observadas pela MESSENGER em Mercúrio. À medida que o hidrogênio é lançado a partir da subsuperfície de Mercúrio, ele também reage com outros elementos, possivelmente sulfeto de ferro, normalmente encontrado na superfície de Mercúrio. Isso causaria uma redução no ferro metálico. Essa redução formaria uma poeira brilhante que poderia ser a responsável pelas novas feições brilhantes observadas pela MESSENGER em Mercúrio.

Fonte:

http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2011/11/image-of-the-day-geysers-of-mercury.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo