Os Fenômenos Transitórios Lunares – TLPs

viewer


observatory_1501054Muitos me perguntam o que são TLPs?

Muitos nem sabem deste aspecto tão interessante a ser vasculhado no nosso satélite! Pensando nisto  segue um pequeno texto explicativo que embora muito resumido procura dar uma noção sobre o assunto:

O que é um TLP?

Fenômenos transitórios lunares (TLPs- Transient Lunar Phenomena) são descritos como mudanças de curta duração no brilho de manchas na face da lua. Eles duram de alguns segundos a algumas horas e podem crescer a partir de uns poucos até uma centena de quilometros. A maioria dos casos de TLPs são descritos como aumento na luminosidade total de um local na Lua, no entanto, por vezes, os observadores relatam uma diminuição no brilho de uma região ou até mesmo uma mudança de sua cor para vermelho ou violeta. Relatos de TLPs descreveu-os como “névoas”, “nuvens”, “vulcões”, entre outros termos provocativos. Mesmo hoje em dia, eles são mal compreendidos, no entanto muitas pesquisas sérias estão sendo feitas sobre o assunto.

Quem observou um TLP?

Centenas de astrônomos amadores e profissionais têm documentado suas observações de TLPs desde a invenção do telescópio. Alguns foram confirmado por vários observadores ou mesmo fotografados. Alguns TLPs foram ainda relatados pelos astronautas da Apollo a medida que orbitaram a Lua.

O que causa um TLP?

O mecanismo físico responsável por criar um TLP não é bem compreendido. Das muitas teorias propostas, acreditamos que eles são o resultado de lunar outgassing, ou seja,  gás que está sendo liberado a partir da superfície da lua. Para saber mais sobre os elementos de prova esta hipótese, por favor leia os artigos científicos abaixo.

http://iopscience.iop.org/0004-637X/697/1/1

http://iopscience.iop.org/0004-637X/687/1/692

http://www.astro.columbia.edu/~arlin/TLP/paper2.pdf

Os TLPs são reais?

Porque a evidência para TLPs é quase inteiramente anedótica e com base em descrições visuais de observadores, muitos cientistas permanecem céticos quanto à possibilidade ou não. Apesar dos céticos quando se  começa a investigar  TLPs, as  análises estatísticas sugerem que os eventos de TLPs mais relatados devem ser reais, embora existam alguns relatos espúrios. Existem atualmente vários projetos de monitorar a Lua, bem como vigília constante sobre determinados locais onde o nº de relatos é maior, isto está sendo feito através da tentativa de obtenção de um banco de dados objetivo destes eventos através da utilização de tecnologia moderna em uma pesquisa sistemática.

Fontes: Universidade de Columbia, Wikipédia, The Astrophysical Journal

Adaptação: Avani Soares

Empilhamento de 100 frames no AS!2 com pós-processamento no Photofiltre

Captura usando FireCapture

Crédito: https://www.facebook.com/avani.soares.5


alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.