Os Detalhes da Cratera Copland em Mercúrio

EN0224423780M.map


observatory_1501054Localizada na Cratera Copland, essa imagem consiste de três pequenas crateras de impacto sem nome e uma cadeia de contração que foi parcialmente destruída por duas crateras sobrepostas no centro. Em um ponto as erupções vulcânicas extensas aconteceram dentro da Copland, formando uma superfície suave. À medida que a lava esfriou ela se contraiu, formando assim as fraturas e as cadeias. Imagens como essa dão aos cientistas um entendimento melhor dos processos que acompanham a inundação de vulcanismo em Mercúrio e em outros corpos planetários.

A imagem acima foi adquirida como uma observação planejada de alta resolução. Observações planejadas são imagens feitas de pequenas áreas da superfície de Mercúrio em resoluções muito maiores que os tradicionais 200 metros por pixel usados no mapa base morfológico. Não é possível cobrir toda a superfície de Mercúrio com essa alta resolução, mas normalmente algumas áreas de alto interesse são imageadas nesse modo a cada semana.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1256


alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo