Os Detalhes da Cratera Berkel em Mercúrio

cratera_berkel

observatory_150105A cratera Berkel em Mercúrio recebeu esse nome em homenagem ao pintor Turco, Sadri Berkel. Essa é uma cratera complexa que se situa dentro da Bacia Ellington, bem maior. O interior da cratera Berkel contém material que é mais escuro do que o terreno ao redor, bem como as já famosas cavidades, indicando a presença de material escuro a certa profundidade.

A imagem acima foi adquirida como parte de um conjunto programado de imagens estereográficas. Observações estereográficas programadas são adquiridas em resoluções muito maiores do que os tradicionais 200 metros por pixel das imagens que compõem o mapa base estereográfico. Esses alvos imageados com a câmera NAC permitem que detalhes da topografia de Mercúrio sejam determinados para uma determinada área de interesse.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1112

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo