Os Contrastes Coloridos da Superfície de Mercúrio

EW0218671371G.3band.mapped

observatory_150105A imagem acima está centrada numa grande cratera sem nome a nordeste da cratera Dali. Essa cratera foi inundada com planícies suaves que tinham um material de alta refletância e mais avermelhado se comparado com a superfície média de Mercúrio. A área ao redor, por contraste tem uma baixa refletância e uma cor azulada. O material avermelhado de alta refletância e o material azul de baixa refletância são os dois maiores tipos composicionais coloridos de Mercúrio.

A imagem foi adquirida como parte do mapa base de 8 cores do instrumento MDIS. O mapa base de 8 cores é composto por imagens da câmera WAC feitas através de 8 diferentes filtros coloridos de banda estreita e cobre mais de 99% da superfície de Mercúrio, com uma resolução média de 1 km/pixel. As imagens coloridas de melhor qualidade são obtidas da superfície de Mercúrio quando tanto a sonda como o Sol estão a pino, ou seja, essas imagens são normalmente feitas em condições de baixo ângulo de emissão e incidência.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1153

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo