Os Anéis do Asteroide Chariklo


observatory_150105Os asteroides podem ter anéis. Numa surpreendente descoberta anunciada a duas semanas atrás, foi encontrado no distante asteroide 10199 Chariklo no mínimo dois anéis em sua órbita. O diâmetro do Chariklo é de aproximadamente 250 quilômetros, o que faz dele o maior dos asteroides da família centauro já medido, mas ao mesmo tempo o menor objeto a ter anéis. A classe centauro de planetas menores, orbita o Sol entre as órbitas de Saturno e Urano. O vídeo acima nos mostra de forma artística como seriam os anéis que foram descobertos. À medida que o Chariklo passou em 2013 em frente a uma estrela apagada, quedas inesperadas porém assimétricas no brilho da estrela revelaram a presença dos anéis. Os astrônomos planetários agora estão executando simulações computacionais desenvolvidas para investigar como o sistema de anéis inesperado de Chariklo pode ter se formado, como ele sobreviveu, e dada à pequena massa do asteroide e à sua passagem próxima de outras pequenos asteroides e do planeta Urano, quanto tempo ele pode durar.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140409.html


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.