Os Anéis C e B de Saturno Vistos de Dentro Para Fora

pia05076


observatory_15010541No dia 1 de Julho de 2004, a sonda Cassini da NASA chegou em Saturno, marcando o fim da jornada da sonda de quase sete anos, através do Sistema Solar, bem como o início de sua turnê em Saturno, seus anéis, luas e sua magnetosfera.

Essa imagem, feita no dia 30 de Julho de 2004, durante a inserção da sonda Cassini, na órbita de Saturno, mostra, da esquerda para a direita, a porção externa do Anel C, e a porção interna do Anel B. O Anel B, começa com depois de um pouco mais da metade da imagem. O padrão geral é de partículas sujas indicadas pela cor vermelha para partículas mais limpas de gelo, mostradas em turquesa nas partes externas do anel.
O sistema de anel começa de dentro para fora com os Anéis D, C, B e A, seguido dos Anéis F, G e E.

A imagem acima foi feita com o instrumento chamado de Ultraviolet Imaging Spectrograph, que é capaz de resolver os anéis para mostrar feições com 97 quilômetros de diâmetro, aproximadamente 100 vezes melhor do que a resolução dos dados ultravioletas obtidos pela sonda Voyager 2.

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/saturns-c-and-b-rings-from-the-inside-out/#.U3GXFPldXzg


alma_modificado_rodape10531

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo