Os Alpes Cotianos

A foto acima mostra os Alpes Cotianos cobertos pela neve na fronteira entre a Itália e a França. Essa foto foi feita na manhã do dia 17 de Abril de 2012, desde uma altura de 3364 metros. O céu finalmente limpou depois de mais de uma semana de chuvas nos Alpes Cotianos e perto do Vale Susa  não muito longe de Torino na Itália. Em elevações acima de 3050 metros, ou os famosos, 10000 pés, a precipitação se transforma em neve e nesse caso cobriu totalmente o talude das montanhas com um pesado pacote. Até essa tempestade, o inverno e a primavera na região estava apresentando uma característica mais seca do que o tradicional. Pode-se observar na imagem acima o rastro de algumas avalanches. As avalanches são comuns quando se tem uma nevasca muito pesada que cai sobre uma camada pré-existente de cristais de neve grandes e soltos, gerando assim condições instáveis para essa deposição. Em primeiro plano pode-se ver o Sacra di San Michele, um monastério construído no topo da escarpa no século onze.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/05/cottian-alps.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.