Orion Nasce Sobre a Atmosfera da Terra

iss040e017069_1024


observatory_150105O cinturão de Orion corre ao longo do horizonte, visto através da atmosfera da Terra e nascendo nesse retrato estrelado da baixa órbita da Terra a bordo da Estação Espacial Internacional. O cinturão de estrelas, Alnitak, Alnilam e Mintaka, da direita para a esquerda e a espada de Orion, lar da Grande Nebulosa de Orion, posa acima de seu cinturão, uma orientação pouco familiar para os observadores do hemisfério norte (mas comum para nós brasileiros). O farol celeste mais brilhante nessa imagem é Sirius, a estrela alfa da constelação de Canis Major. O módulo do Laboratório Destiny da estação está em primeiro plano na parte superior direita da imagem.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140628.html


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.