Orion E Seus Brilhantes Vizinhos São Fotografados Sobre a Áustria

orion_vizinhos

observatory_150105A foto acima mostra a constelação de Orion nascendo sobre uma floresta perto de Bad Kleinkirchheim, na Áustria, numa noite cristalina de inverno. Essa parte do céu abriga as mais visíveis desde o hemisfério norte da Terra. Além das estrelas da constelação de Orion, Sirius, a estrela mais brilhante do céu noturno pode ser vista acima do horizonte, na parte inferior esquerda com relação ao centro da imagem. Procyon, está na parte superior direita, Júpiter está na parte superior direita central, o aglomerado das Plêiades está logo acima e a direita de Júpiter, enquanto Aldebaran, é a estrela mais brilhante na parte inferior esquerda com relação a Júpiter. A foto acima foi feita na parte de baixo de uma pista de ski em 30 de Janeiro de 2013.

Veja quantas estrelas da constelação de Orion, você pode contar a olho nu numa noite clara. Fazendo isso você estará ajudando os cientistas a medirem o efeito da poluição luminosa ao redor do plante Terra. A partir dos dados coletados um mapa interativo de todas as observações feitas no mundo será criado. A campanha atual de observação dura até 9 de Abril, a campanha final de 2013 vai de 29 de Abril até 8 de Maio. Para submeter os resultados, entre nesse site: http://www.globeatnight.org/webapp/.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2013/04/orion-and-its-bright-neighbors.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.