Ônibus Espacial Endeavour Parte Rumo Sua Última Missão

Há dois dias atrás, na segunda-feira, dia 16 de Maio de 2011, poderosas explosões controladas rasgaram o ar impulsionando o ônibus espacial Endeavour em sua última viagem ao redor da Terra. A imagem acima, foi feita segundos após o lançamento do massivo veículo orbital que começou a escalar sua jornada até ao espaço. O ônibus Endeavour irá cumprir a missão STS-134, e espera-se que hoje, quarta-feria, dia 18 de Maio de 2011 se acople a Estação Espacial Internacional. O Endeavour entregará para a ISS, entre outras coisas, um ambicioso detector chamado de Alpha Magnetic Spectrometer 2 (AMS), um detector que nos próximos anos poderá detectar significantes abundâncias de  um tipo especial de matéria escura, anti-matéria carregada, e até mesmo uma variação estranha da matéria. A última viagem de um ônibus espacial está atualmente planejada para acontecer no meio de Julho de 2011, quando o Atlantis visitará a estação espacial.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110518.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.