fbpx
27 de setembro de 2021

Observatório Espacial Russo Spektr-RG Chega a 1.6 Milhão de Quilômetros da Terra

O observatório espacial russo Spektr-RG, que foi lançado em Julho de 2019 para observar o universo no comprimento de ondas dos raios-X, atingiu a distância de 1.6 milhão de quilômetros da Terra, disse o chefe da agência espacial russa, Dmitry Rogozin.

“Agora, o observatório espacial da Rússia, o Spektr-RG, está a uma distância de 1.614 milhão de quilômetros de distância da Terra”, escreveu ele na sua conta do Twitter, no domingo, dia 1 de Setembro de 2019.

Embora tenha atingindo a sua distância operacional, a sua órbita não foi ajustada. Os russos tentaram ajustar a órbita no dia 21 de Agosto de 2019, mas não conseguiram. A próxima tentativa de ajustar a órbita do observatório espacial será realizada no dia 21 de Outubro de 2019.

O Spektr-RG é um observatório espacial astrofísico russo-germânico. Sua missão principal é criar um mapa do universo visível no comprimento de ondas de raios-X, mostrando assim todos os grandes aglomerados de galáxias do universo.

O observatório carrega dois telescópios de raios-X únicos, o ART-XC (Rússia) e o eROSITA (Alemanha). Ambos os telescópios estão instalados na plataforma russa Navigator configurada especificamente para as tarefas desse projeto.

Fonte:

https://tass.com/science/1075957

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo