Observatório de Raios-X Chandra da NASA Identifica 26 Buracos Negros na Galáxia de Andrômeda

A spiral galaxy located 2.5 million light years from our own.

observatory_150105Dados do Observatório de Raios-X Chandra da NASA têm sido usados para descobrir 26 candidatos a buracos negros na vizinha galáctica da Via Láctea, a galáxia de Andrômeda. Esse é o maior número de buracos negros encontrados em uma galáxia fora da nossa.

Uma equipe de pesquisadores, liderada por Robinho Barnard do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, usou 152 observações do Chandra para varrer por 13 anos e encontrar 26 novos candidatos a buracos negros. Nove deles já eram conhecidos antes desse novo trabalho. Esses buracos negros pertencem à categoria de buracos negros de massa estelar, o que significa que eles foram criados quando uma estrela com massa entre 5 e 10 vezes a massa solar se colapsou.

A spiral galaxy located 2.5 million light years from our own.

Essa visão de grande angular de Andrômeda contém dados ópticos do Telescópio Burrel Schmidt do Observatório Warner e Swansey em Kitt Peak no Arizona. Detalhes adicionais do núcleo e da poeira nos braços espirais veem de imagens feitas pelo astrofotógrafo Vicent Peris usando dados de dois de seus telescópios pessoais. Nessa imagem óptica combinada, as cores vermelho, verde e azul mostram diferentes bandas de porção da luz visível do espectro eletromagnético.

A spiral galaxy located 2.5 million light years from our own.

A imagem no detalhe contém dados de raios-X de múltiplas observações do Chandra feitas da região central de Andrômeda. Essa imagem do Chandra mostra 28 dos 35 candidatos a buracos negros. Os outros sete candidatos podem ser vistosa imagem do Chandra com um maior campo de visão.

A spiral galaxy located 2.5 million light years from our own.

Alguns dos 35 candidatos a buracos negros estão dentro de um raio de somente 1000 anos-luz do centro da galáxia de Andrômeda. Esse é um número maior que o número de candidatos a buracos negros com propriedades similares localizados perto do centro da nossa própria galáxia. Isso, contudo, não deixou os astrônomos surpresos, já que o bulbo de estrelas no meio da Galáxia de Andrômeda é maior, permitindo que mais buracos negros ali se formem.

A spiral galaxy located 2.5 million light years from our own.

Oito dos nove candidatos a buracos negros que foram previamente identificados estão associados com aglomerados globulares, a antiga concentração de estrelas distribuída de forma esférica no centro da galáxia. Isso também diferencia a Galáxia de Andrômeda da Via Láctea já que os astrônomos ainda não encontraram buracos negros similares em nenhum dos aglomerados globulares da Via Láctea.

A spiral galaxy located 2.5 million light years from our own.

Andrômeda, também conhecida como Messier 31, ou M31, é uma galáxia espiral que localiza-se a uma distância aproximada de 2.5 milhões de anos-luz. Acredita-se que as duas galáxias irão se colidir em alguns bilhões de anos. Os buracos negros localizados em ambas as galáxias residirão então numa galáxia elíptica maior que será o resultado dessa fusão.

A spiral galaxy located 2.5 million light years from our own.

Esses resultados estão disponíveis online e serão publicados na edição de 20 de Junho de 2013 do The Astrophysical Journal. Muitas das observações de Andrômeda foram feitas com o programa Guaranted Time Observer do Chandra.

A spiral galaxy located 2.5 million light years from our own. A spiral galaxy located 2.5 million light years from our own.

Fonte:

http://chandra.harvard.edu/photo/2013/m31/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.