Observatório Brasileiro SONEAR Descobre Asteroide NEO Potencialmente Perigoso


observatory_150105O Observatório SONEAR, em Oliveira, no Estado de Minas Gerais, descobriu um novo asteroide, no dia 20 de Maio de 2014. Depois de calcular a órbita e obter os dados suficientes, esse asteroide foi rebatizado, recebendo o nome de 2014 KP4.

Esse asteroide além de ser um NEO (Near Earth Object), ou seja, um objeto celeste que tem uma órbita que o traz para muito próximo da Terra. Todos os NEOs possuem uma órbita que fica entre 0.983 e 1.3 unidades astronômicas do Sol. Além de ser um NEO, esse asteroide é um PHA (Potential Hazardous Asteroid), PHAs, são os objetos que potencialmente têm a ameaça de fazer uma aproximação muito próxima da Terra. Todos os objetos com uma distância de intersecção orbital mínima com a Terra de 0.05 UA ou menos e com uma magnitude absoluta de 22.0 ou mais brilhante, são considerados PHAs. De acordo com os cálculos já realizados, o asteroide 2014 KP4 tem uma magnitude absoluta de 19.3 e uma Earth MOID de 0.04702 UA, o que o classifica como um PHAs.

Mais uma vez, fica aqui o parabéns para toda a equipe do Observatório SONEAR!!!

neo_pha_sonear


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.