Observando o Polo Sul de Júpiter

Essa imagem do hemisfério sul de Júpiter foi registrada pela sonda Juno da NASA no final do seu décimo terceiro sobrevoo pelo planeta. O cientista cidadão Kevin M. Gill, criou essa imagem usando os dados da câmera JunoCam.

A imagem que tem suas cores realçadas foi feita às 3:31 hora de Brasília, do dia 24 de Maio de 2018. No momento em que a imagem foi feita a sonda Juno estava a cerca de 71400 km acima do topo das nuvens de Júpiter, e acima da latitude 71 graus sul.

A JunoCam consegue essas imagens, pois usa a vantagem da órbita polar única da sonda Juno, e assim é possível estudar a dinâmica atmosférica e as nuvens nos polos de Júpiter, de uma maneira que nenhuma outra sonda conseguiu até hoje.

Crédito da Imagem: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Kevin M. Gill

Fonte:

[https://www.nasa.gov/image-feature/seeing-jupiter]

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.