Observando A Profundidade de Uma Cratera De Mercúrio em 3D

EN1006292156_stereo

observatory_150105Continuando nosso papo sobre imagens 3D, a imagem de outra apresenta outro anáglifo de Mercúrio que foi criado a partir de duas imagens recentemente adquiridas. Para conseguir capturar todo o efeito e ver a cratera em toda a sua profundidade, pegue aqueles seus óculos 3D com uma lente azul e outra vermelha. A topografia aparece exagerada na visão estereográfica dessa cratera com 1 km de profundidade, acentuando os terraços nas paredes das crateras e o pico central, coberto com cavidades, se erguendo desde o assoalho da cratera. Essa imagem foi rotacionada em 90º para a direita, de modo que o norte fique para a direita, para que ela possa ser observada com maior facilidade com os óculos vermelho e azul.

Essa imagem foi criada a partir de um conjunto de imagens estereográficas planejadas. Observações estereográficas planejadas são adquiridas em resoluções muito maiores que os tradicionais 200 metros por pixel das imagens usadas no mapa base estereográfico. Esses alvos são imageados com a câmera NAC da sonda MESSENGER de modo que se possa ver detalhes da topografia da superfície de Mercúrio para uma determinada área de interesse.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1140

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.