Observando a Descida do Curiosity em Marte

Essa imagem colorida foi obtida pelo veículo Curiosity da NASA durante a sua descida na superfície de Marte no dia 6 de Agosto de 2012. A imagem acima foi obtida pelo instrumento Mars Descent Imager conhecido como MARDI e mostra o escudo térmico de 4.5 metros de diâmetro quando ele estava a aproximadamente 16 metros da sonda. Essa imagem foi obtida dois minutos e meio antes do Curiosity tocar a superfície de Marte e três segundos depois da separação do escudo térmico. Essa imagem está entre as primeiras imagens coloridas feitas pelo Curiosity e enviadas desde Marte. A resolução de todas as imagens feitas pelo instrumento MARDI é reduzida por um fator de oito para que elas sejam rapidamente recebidas na Terra, durante a fase inicial da missão. Imagens de resolução completa (1600 x 1200 pixels) serão enviadas para a Terra nos próximos meses à medida que o Curiosity comece a sua exploração científica de Marte.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2328.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.