Observações Planejadas com a Sonda MESSENGER Revelam Detalhes Sem Precedência da Superfície de Mercúrio

O instrumento MDIS a bordo da sonda MESSENGER em órbita do planeta Mercúrio adquiri imagens planejadas de pequenas áreas da superfície do planeta em resoluções muito maiores do que as imagens feitas da morfologia, estereográficas ou para mapas base coloridos. Não é possível cobrir toda a superfície de Mercúrio com essa alta resolução durante o primeiro ano da missão MESSENGER, mas algumas áreas de alto interesse científico são normalmente imageadas com esse modo uma vez por semana. Adicionalmente, à medida que novas feições de interesse científico particular são imageadas da órbita por outros instrumentos, os alvos são adicionados à lista de base de dados e serão posteriormente imageadas com a alta resolução do MDIS, ou com múltiplos instrumentos, na próxima vez que a área em questão de Mercúrio for observada pela sonda. Essa imagem acima é um mosaico de quatro imagens obtidas de um alvo planejado adquirida com a resolução de 15 m/pixel, uma resolução que mais de uma ordem de magnitude melhor do que aquelas obtidas para fins de mapa base e de estudos morfológicos. Essas imagens de altíssima resolução estão revelando aos cientistas detalhes nunca antes vistos da superfície de Mercúrio.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=497

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.