fbpx

O VST do ESO No Chile Sob O Manto das Estrelas

Nesta Foto da Semana, bastante etérea, o VLT Survey Telescope (VST) do ESO permanece sob as estrelas da Via Láctea tal como uma sentinela silenciosa.

O VST, que celebrou recentemente o seu 10º aniversário, está localizado no Observatório do Paranal do ESO, juntamente com o seu homônimo, o Very Large Telescope (VLT). No entanto, o VST tem um objetivo completamente diferente do VLT. Em vez de examinar pequenas partes do céu com todo o detalhe, ele examina constantemente áreas muito mais amplas do céu, mapeando e catalogando fontes celestes que vão desde estrelas próximas a galáxias distantes.

Observatório do Paranal do ESO, situado no deserto chileno do Atacama, é um local ideal para realizar astronomia terrestre, já que nos oferece mais de 300 noites claras por ano e a sua localização muito remota, longe de poluição luminosa, nos apresenta céus suficientemente escuros para podermos ver a Via Láctea com o detalhe impressionante capturado nesta imagem.

Crédito:

ESO/M. Zamani

Fonte:

https://www.eso.org/public/brazil/images/potw2203a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo