O Vostok Rupes Em Mercúrio

EN1015651538M_vostok.map


observatory_1501054A imagem acima foi obtida de uma visão oblíqua em perspectiva. Na parte esquerda da cena existe uma impressionante escarpa em forma de lobo, ou um desfiladeiro curvo. Rupes é o termo em Latim usado na nomenclatura planetária para esse tipo de desfiladeiro. Esse, é denominado de Vostok Rupes e foi observado pela primeira vez pela sonda Mariner 10. O nome foi dado em homenagem ao barco usado por Bellingshausen para a exploração da Antártica entre os anos de 1819 e 1821, e foi o nome adotado pela IAU em 1976.

Essa imagem foi adquirida como parte da campanha de imageamento de carona da câmera NAC. Quando o volume de dados é disponível e o instrumento MDIS não está adquirindo imagens para outras campanhas, imagens de alta resolução usando a câmera NAC são obtidas da superfície de Mercúrio. Essas imagens são designadas não para interferir com outros instrumentos de observação mas poder tirar toda a vantagem dos períodos durante a missão quando volume de dados extras estão disponíveis.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1246


alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.