O Voo Brilhante do Cisne

Mais conhecida como um cisne que bate suas asas através da noite, a constelação de Cygnus é um conjunto de estrelas facilmente visível no céu de verão do hemisfério norte. Essa imagem, mostra a região de formação de estrelas conhecida como Cygnus-X e foi feita pelo Telescópio Herschel e destaca a caótica rede de poeira e gás que aponta os locais onde estrelas massivas estão se formando. Essa imagem combina dados do infravermelho distante adquiridos nos comprimentos de onda de 70 mícron (correspondente ao canal azul); 160 mícron (correspondente ao canal verde); e 250 mícron (correspondente ao canal vermelho). As observações para a geração dessa imagem foram feitas em 24 de Maio de 2010 e 18 de Dezembro de 2010.

O Herschel é uma missão da Agência Espacial Europeia que possui instrumentos científicos fornecidos por um consórcio de institutos europeus e com importante participação da NASA.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2248.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.