O VLT em Ação

A foto acima foi feita desde a plataforma do VLT, o Very Large Telescope do ESO olhando para norte-noroeste durante o crepúsculo, nessa imagem, os quatro Unit Telescopes, ou UTs, de 8.2 metros de diâmetro como são conhecidos, podem ser vistos. Da esquerda para a direita temos o Antu, o Kueyen, o Melipal e o Yepun, os nomes em Mapuche para os gigantes telescópios do VLT. Em frente aos UTs estão os quatro Auxiliary Telescopes (ATs) de 18 metros de diâmetro, que são inteiramente dedicados para a interferomentria, uma técnica de observação que permite aos astrônomos observarem detalhes até 25 vezes mais finos do que quando observam um mesmo objeto com somente um telescópio.

Fonte:

http://www.space.com/15717-vlt-action.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.