fbpx

O Vale das Dez Mil Fumaças: Cem Anos da Erupção do Monte Katmai

Há cem anos atrás, no dia de hoje, a maior erupção vulcânica do século 20 aconteceu no Monte Katmai no Alasca. O Monte Katmai, um dos vulcões localizados na parte superior da Península do Alasca, entrou em erupção a partir de sua abertura localizada a 10 km em seu cume, lançando 30 vezes mais magma do que foi lançado na erupção do Monte Santa Helena em 1980. Fluxos piroclásticos superaquecidos desceram por um vale glacia em forma de U, escovando a rocha e preenchendo esse vale com 198 metros de cinza e resíduos vulcânicos que parcialmente se transformaram em rocha sólida.

Após a erupção, os primeiros exploradores que andaram por essa região encontraram centenas de fumarolas que estavam sendo alimentadas pelo calor residual do fluxo de cinza vulcânica, e por isso, o vale recebeu o nome de O Vale das Dez Mil Fumaças. Um grande número de fumarolas estão no centro do Parque Nacional e Reserva de Katmai. A imagem acima foi feita desde a parte noroeste da Montanha Baked, e mostra que pouca coisa mudou nos últimos 100 anos a não ser que as fumaças se extinguiram. Os depósitos finos mostrados em primeiro plano são referidos como depósitos gravitacionais de cinza e poeira vulcânica originadas na gigantesca erupção e que se depositaram no vale. À direita estão barracas da Montanha Baked, que dão boas vindas ao tempo severo e aos ventos devastadores que normalmente varrem o vale. A foto acima foi feita no dia 10 de Junho de 2011.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/06/valley-of-ten-thousand-smokes-100-anniversary-of-katmai-eruption.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.